Dr. Alvaro Grossi

 


A importância da amamentação

A IMPORTÂNCIA DA AMAMENTAÇÃO PARA A PREVENÇÃO DAS MÁS OCLUSÕES

Muito se fala dos benefícios da amamentação sob o ponto de vista nutricional e de defesa imunológica, além da sua importância psicoemocional. Mas a amamentação natural também desempenha um papel fundamental para a prevenção das más oclusões dentárias, uma vez que  desenvolve um correto crescimento ósseo e muscular da região da face. O bebê que mama no peito exercita melhor a musculatura facial e irá desenvolver melhor todo o sistema mastigatório.

            É a amamentação natural o exercício mais apropriado para a adequada modelação das formas do rosto do bebê. É dessa maneira que a mandíbula vai estabelecer um bom relacionamento com a maxila e, dessa forma, na época de erupção dos dentes haverá uma relação adequada dos dentes superiores com os dentes inferiores. Se isso não acontece, aumentam as possibilidades de desarmonias ósseas que acabam por gerar problemas de má oclusão, que só irão ser corrigidos mais tarde com o uso de aparelhos ortopédicos, ortodônticos os ainda através de cirurgias.

            Durante a sucção, os lábios do bebê se acoplam em torno da auréola da mama promovendo um eficiente selamento que impede a entrada de ar no sistema, e uma vez que a criança não consegue respirar pela boca, o ar entra e sai pela cavidade nasal havendo também um correto desenvolvimento do sistema respiratório.

            Todo o esforço que é exigido dos músculos da região da face durante a sucção, auxilia no crescimento da mandíbula, no bom posicionamento da língua e no equilíbrio de todas as funções da cavidade oral. Tudo isso irá contribuir para a futura mastigação e fala da criança, bem como irá determinar suas boas relações dentárias.

             Quando as crianças deixam de ser amamentadas pelo seio materno e passam a se alimentar por mamadeiras, o trabalho da musculatura da face é diminuído, já que não é exigido o mesmo esforço. Dessa forma a criança buscará substitutos para a satisfação emocional e poderá adquirir hábitos como a sucção de dedo ou chupeta, que são muitas vezes responsáveis pela instalação de mordidas cruzadas e abertas.

            Dessa forma, são muitas as vantagens da amamentação: nutrição, carinho, aconchego, afeto, proteção imunológica, respiração, sendo muito importantes também os exercícios funcionais, realizados pela língua, lábios e bochechas. O processo de amamentação natural desencadeia o trabalho de um conjunto de músculos, de modo a estimular o crescimento e o desenvolvimento ósseos que influenciam a forma da face e a harmonia dos dentes.

 

(51) 3012-4070
(51) 4063-8333
(21) 9900-39072