Dr. Alvaro Grossi

 


Ronco e Apnéia

O ronco e a apnéia do sono são problemas graves que, além do desconforto e constrangimento,podem trazer consequências prejudiciais á saúde.

O ronco é o distúrbio do sono mais comum, ele é causado pela vibração dos tecidos da garganta em função da turbulência do ar à medida que as vias aéreas se estreitam. Um dos grandes problemas do ronco é que ele pode ser sintoma de algo muito mais grave, como a chamada apnéia obstrutiva do sono.

A apnéia do sono é a obstrução das vias aéreas. A aproximação dos tecidos da garganta fecha a passagem do ar e impede a respiração por alguns segundos durante a noite. Esta doença é muito grave porque reduz a oxigenação do sangue, o que aumenta o trabalho cardíaco e expõe o paciente a problemas como hipertensão arterial, arritmias, infarto do miocárdio e derrames cerebrais.

Para reduzir e até eliminar o ronco e a apnéia durante o sono, utilizamos aparelhos intrabucais removíveis. Estes aparelhos são utilizados durante o sono com o objetivo de avançar a mandíbula e posicioná-la de modo que os tecidos da região da garganta permitam a passagem livre do ar. Eles são de fácil adaptação e podem reduzir ou até eliminar o ronco e a apnéia durante o sono.

 

(51) 3012-4070
(51) 4063-8333
(21) 9900-39072