Dr. Alvaro Grossi

 


TRATAMENTO ORTODÔNTICO EM PORTO ALEGRE

Os aparelhos ortodônticos, cada vez mais, vêm deixando de ser de uso exclusivo de crianças e adolescentes. Desde a década de 70, houve um aumento significativo do número de adultos que procuram por um ortodontista para alinhar seus dentes e melhorar a estética facial e o sorriso. Isto é possível de ser realizado uma vez que dentes saudáveis podem ser movimentados em qualquer idade. E podem, dessa forma, trazer importantes benefícios à oclusão, à mastigação e até melhorar a qualidade de vida e a auto-estima do paciente.

            A idade não será um fator limitante do tratamento, mas a sua abordagem deverá ser diferenciada, respeitando aspectos biológicos e sociais. Pacientes adultos não possuem mais o benefício do crescimento para algumas movimentações dentárias e remodelações ósseas e, além disso, não toleram muito tempo de tratamento. Dessa forma, o tratamento ortodôntico em adultos pode ser simplificado, sendo mais conservador em relação aos adolescentes, limitando-se a tratar a estética e a melhorar a oclusão. Além dessa abordagem diferenciada, outro fator que tem encorajado ainda mais os pacientes adultos a procurar a ortodontia é o uso de bráquetes estéticos, feitos em acrílico ou porcelana, que geram uma aparência ainda mais natural do sorriso.

            Problemas periodontais (nas gengivas) pregressos devem suscitar um cuidado especial, uma vez que estas doenças geram perdas ósseas que podem comprometer a quantidade e a direção da movimentação dentária. Se a doença periodontal está ativa, contra-indica-se o tratamento ortodôntico até que os problemas gengivais estejam resolvidos completamente. Dessa forma, o tratamento ortodôntico será conduzido conjuntamente com o periodontista.

Havendo perdas dentárias, o tratamento ortodôntico poderá ser feito com a finalidade de reabilitação oral, muitas vezes, a pedido do dentista clínico. Pode-se abrir espaços para próteses ou implantes dentários, desinclinar dentes ou fechar pequenos espaços. Dentes adequadamente alinhados promovem uma melhor higiene e estão menos suscetíveis à cárie ou à placa bacteriana, e melhoram, dessa forma, a saúde bucal.

            O tratamento de pacientes adultos deixa, portanto, de ser um tabu e torna-se uma alternativa viável para o ortodontista e principalmente para o paciente, que cada vez mais se preocupa com a estética e com a saúde e tem alcançado resultados satisfatórios com esse tipo de tratamento.

(51) 3012-4070
(51) 4063-8333
(21) 9900-39072