Dr. Alvaro Grossi

 


Lâmina de Porcelana

Lâmina de Porcelana em Porto Alegre

As Lâminas de Porcelana e Lentes de Contato Dental são finas ''capinhas'' de porcelana que são cimentadas na face estética dos dentes que não tiveram um bom resultado com a técnica de clareamento dental (dentes muito escurecidos) , dentes fraturados ou com a forma inadequada, dentes mal posicionados (substituindo em alguns casos o uso de aparelhos).

O que diferencia as lâminas de porcelana das lentes de contato dental são que elas necessitam de preparo dental (desgaste do esmalte do dente) enquanto que as lentes não necessitam de desgaste algum.

Lâminas de Porcelana (Facetas): Requerem desgastes mínimos de 0,6mm a 1mm do esmalte dental, o que permitem a realização de preparos bastante conservadores, assim favoráveis biológica e bioquimicamente. Essa espessura pode variar dependendo da necessidade de mascarar a dentina escurecida ou corrigir contornos de dentes mal posicionados.

Casos clínicos de lâmina de porcelana 

Lentes de Contato Dental (LUMINIERS): São muito delgadas (0,3mm a 0,5mm) confeccionadas em cerâmica (porcelana), as quais depois de cimentadas aos dentes unem-se mimeticamente a eles, tornando muito dificil detectá-las. Elas são acrescentadas aos dentes sem necessidade de desgaste dos tecidos dentais, modificando ou devolvendo a forma original.

São indicadas em situações em que a estrutura das posições dentais permite acréscimo de porcelana, como o aumento da borda Incisal (aumento do comprimento dental), aumento de vestibular (aumenta a espessura dental), fechamento de diastemas (espaço entre os dentes, normalmente incisivos centrais).

As lentes de contato são contraindicadas quando se deseja alterar a cor em mais de dois tons (dente muito escuro), indicando-se nesse caso as lâminas (facetas) de porcelanas.

Atualmente existem dois sistemas de confecção de cerâmicas (porcelanas) para lentes de contato e lâminas de porcelana: Os sistemas injetados e os sistemas sinterizados sobre refratário. As porcelanas injetadas apresentam muitas partículas de vidro em sua composição, tornando-se mais translucidas em pequenas espessuras. Já sobre refratário por serem estratificas desde o inicio, podem proporcionar áreas opacas e translucidas em pequenas espessuras.

A grande vantagem das cerâmicas feldspáticas em relação as injetadas é que em pequenas espessuras, apresentam maior estratificação de cor e as cerâmicas injetadas são totalmente maquiadas em pequenas espessuras.

Veja mais sobre Lâmina de Porcelana.


SAIBA MAIS:

SAIBA MAIS:
 

 

(51) 3012-4070
(51) 4063-8333



Facebook