Dr. Alvaro Grossi

 


Ortodontia

Ortodontia, Ortopedia Facial e Aparelhos Estéticos

Não existe idade máxima para o tratamento ortodôntico

A ortodontia e a ortopedia facial são especialidades da odontologia responsáveis por diagnosticar, prevenir e tratar as irregularidades dos dentes e da face.

A função principal do tratamento ortodôntico é restabelecer a oclusão dentária (perfeito engrenamento dos dentes superiores e inferiores), que é fundamental para a correta mastigação e a adequada nutrição e para a promoção da saúde bucal. Com o restabelecimento da oclusão, evitam-se problemas de respiração, deglutição, fala e de articulação temporomandibular.

Apesar de não existir idade mínima, a época mais oportuna para se procurar um ortodontista é no começo da troca dos dentes de leite pelos dentes permanentes, ou seja, no início da dentição mista. Quando for detectada qualquer anormalidade na dentição de leite, o ortodontista deve ser procurado, pois pode-se evitar, já nesta fase, futuros problemas. 

No passado, o tratamento ortodôntico era aplicado prioritariamente em em crianças; hoje, porém, não existe idade máxima. O processo básico de movimentação dos dentes é o mesmo em qualquer idade, mas o paciente adulto requer alguns cuidados especiais.

Existem diversos tipos de aparelhos, elaborados de acordo com diferentes técnicas e filosofias de ortodontia. Entretanto, os aparelhos fixos têm em comum a capacidade de controlar totalmente a movimentação dentária, permitindo, ainda, que pequenos detalhes sejam feitos artisticamente pelo ortodontista, o que confere a cada caso uma configuração única, ou seja, o ortodontista pode movimentar sutilmente os dentes por meio de dobras no fio para encontrar a posição ideal de cada dente.

Os aparelhos estéticos representam uma alternativa para os pacientes que não querem ter um sorriso metálico durante o período de tratamento. A maioria dos aparelhos estéticos é feita de cerâmica ou de diferentes compostos plásticos. Cada tipo possui características únicas, que devem ser levadas em consideração na hora da escolha.

O Invisalign é um novo recurso de tratamento ortodôntico, que tem feito muito sucesso nos EUA, indicado para pessoas que não querem ou não podem ter aparelhos colados aos dentes. São placas transparentes e removíveis confeccionadas para alinhar os dentes. Essas placas recebem o nome de "alinhadores" ou aligners e são desenvolvidas com o uso de uma moderna tecnologia de computação tridimensional.

Apesar de seu grande apelo, os aparelhos estéticos devem ser utilizados por ortodontistas familiarizados com as técnicas específicas para cada modelo, pois existem cuidados inerentes a eles que não se aplicam aos aparelhos metálicos.

APARELHO ESTÉTICO

     

 

 


 

SAIBA MAIS:
 
(51) 3012-4070
(51) 4063-8333
(21) 9900-39072