Dr. Alvaro Grossi

 


Tomografia Cone Beam

TOMOGRAFIA CONE BEAM?

Atualmente, os métodos de auxilio ao dignóstico por imagem ganharam um importante aliado, o tomógrafo Cone Beam ou feixe cônico como também é conhecido. A dose de radiação é bem menor do que as apresentadas nas tomografias espirais, que são mais utilizadas na área hospitalar. O tempo de aquisição da imagem varia de 20 a 70 segundos dependendo da complexidade da área que precisa ser avaliada.

Além do conforto e comodidade ao paciente a Tomografia Cone Beam ofereçe a possibilidade de uma visão tridimensional ou volumétrica da região a ser implantada . As imagens podem ser enviadas ao profissional em formato digital (CD's, DVDs e até mesmo internet) e ele pode, através de softwares especificos, até mesmo fazer uma pré-cirurgia virtual, diminuindo desta forma as possibilidades de erros. Existem ainda softwares que oferecem ao próprio dentista a possibilidade de visualizar o exame do paciente em todas as 3 dimensões, podendo inclusive fazer medidas e gerar imagens 3D.

As tomografias computadorizadas possibilitam também a construção de modelos fieis de qualquer região que necessite de um estudo mais detalhado através de prototipagem, método que utiliza as informações adquiridas pelo tomografo para criar modelos em 3D que podem ser confeccionados em gesso ou resina acrilica.

O custo da tomografia cone beam vem caindo com a chegada de novos equipamentos proporcionando a possibilidade de mais pacientes terem acesso a essa nova tecnologia.

Além de implantes dentários a tomografia cone beam tem auxiliado no diagnóstico das mais diversas anomalias e patologias bucais sendo no momento o exame que mais tem se destacado em nossa rotina de auxilio ao diagnóstico.

(51) 3012-4070
(51) 4063-8333
(21) 9900-39072