A boa adaptação das arcadas dentárias melhora a respiração e a dicção, previne distúrbios na articulação, proporciona uma estética agradável e ainda auxilia na prevenção de cáries, gengivite e doenças periodontais, ajudando a manter a saúde bucal. É esse o foco da ortodontia: avaliar o posicionamento dos dentes e definir a melhor forma de correção.
Para quem precisa corrigir o posicionamento dos seus dentes, ou por questão estética ou funcional, o aparelho ortodôntico estético é sim uma possibilidade. Segue os mesmos parâmetros do aparelho ortodôntico metálico, tanto com relação à rapidez do tratamento quanto à sua funcionalidade. Este tipo de aparelho pode ser encontrado em três tipos diferentes de material: policarbonato (tipo de resina plástica), porcelana ou safira laboratorial.
Os aparelho móveis podem ser indicados no tratamento ortodôntico de forma preventiva ou corretiva.Esses podem ser: ortopédicos funcionais ou ortodônticos-ortopédicos , evitando um problema mais complexo quando a troca dos dentes estiver completa. O tratamento ortodôntico corretivo é realizado nos dentes permanentes com aparelhos e não há idade limite para a correção, enquanto os móveis e ortopédicos podem ser usados quando existirem dentes de leite ou permanentes.
O tratamento com o Invisalign é realizado com uma uma série de alinhadores removíveis transparentes quase invisíveis que você vai trocando a cada 15 dias. Quando você irá utilizar um novo conjunto de alinhadores. Cada um dos alinhadores é confeccionado sob medida individualmente para os seus dentes. Na medida que você vai substituindo os alinhadores no decorrer das semanas seus dentes irão se movendo até o alinhamento desejado por você e seu dentista.
Este tipo de aparelho é muito indicado para pacientes que praticam esportes. Por ser colocado na parte de trás dos dentes, evita machucados na boca quando ocorrer atritos dos lábios com os dentes.
Esse é um sistema moderno de bráquetes que foi desenvolvido para movimentar dentes sem atrito. Como não necessita de elásticos para prender o fio, gera um movimento sem resistência. Desta forma, os dentes se movimentam mais livremente, mais rápido e de forma mais confortável. O tratamento ortodôntico com bráquetes autoligados se torna mais curto e o intervalo entre as consultas pode ser maior. Estão disponíveis no mercado bráquetes autoligados metálicos ou estéticos.
SAIBA MAIS: