1-Endodontia/Tratamento de canal
Para ficar claro o que seria um tratamento de canal, também conhecido como tratamento endodôntico, é importante conhecermos a polpa dental. a polpa é um órgão vivo, situado dentro do dente (localizada na câmara pulpar e canal radicular).
Quando atingida por cáries ou traumas se inflama sendo sua regeneração difícil devido a presença de bactérias, podendo levar a sua necrose seguida de infecção. durante esse processo, a polpa pode passar por estágios inflamatórios e degenerativos, com sintomas de dor ao frio, quente e outros estímulos. mas pode também apresentar ausência de qualquer dor inicial. o tratamento de canal é basicamente a remoção da polpa inflamada ou mortificada, a limpeza e desinfecção do canal e a obturação do mesmo, vedando totalmente o espaço ocupado anteriormente por ela.
2- É dolorido o tratamento?
Ele é realizado com anestesia local. o paciente não sentirá dor, pois estará anestesiado.
3- Após o tratamento de canal, como proceder?
Após o término do tratamento de canal a indicação será a restauração definitiva do dente. está restauração pode ser diretamente confeccionada ou indireta, sendo necessária etapas laboratoriais, no caso das próteses. ressalto a importância desses procedimentos serem realizados na sequência do término para evitar infiltrações e riscos de fratura dental.
Imagem de uma fratura dental, pois o dente não foi restaurado adequadamente.
4- Existe a possibilidade de um dente com tratamento de canal apresentar novamente um problema?
Esta é uma dúvida muito frequente entre os pacientes. sim, existe esta possibilidade. devido a complexidade do sistema radicular, dificuldades anatômicas, raízes com curvaturas acentuadas, canais calcificados, difícil acesso ao canais, dente inadequadamente restaurado e alguns outros fatores pode haver a permanência de bactérias ou recontaminação através da saliva sendo necessário o retramento de canal. por isso, procure sempre um especialista.
Este caso ilustra um dente com o tratamento de canal e com uma lesão periapical (no final da raiz), o que indica que ele está com o canal contaminado e necessita do retratamento endodôntico.
As linhas pretas da imagem ilustram a complexidade do sistema de canais, pelo método de diafanização.
5-Um dente com tratamento de canal nunca mais apresentará dor?
Logo após o tratamento de canal o dente pode apresentar ainda um pequeno desconforto, mas que ao longo das horas desaparecerá. como vimos anteriormente, o tratamento de canal remova o nervo, portanto esse dente não acusará mais sensibilidade à estímulos. mas esse dente pode sofrer a ação da cárie como em qualquer outro dente. e não havendo a dor de cárie, essa pode progredir silenciosamente. faço o alerta aqui, que por esse motivo são necessárias radiografias periódicas para o acompanhamento e prevenção nos dentes com tratamento de canal.
A radiografia panorâmica permite uma visão de todos os elementos, muito utilizada para esses acompanhamentos.
6- Isolamento absoluto
Durante o tratamento de canal é necessário a utilização do isolamento absoluto. essa borracha azul isola o dente da saliva e impede que líquidos ou materiais acidentalmente possam cair na boca do paciente. é um recurso de extrema importância para o sucesso do tratamento, pois a saliva e suas bactérias ficam isoladas do sistema de canais.
Imagem de um dente com isolamento absoluto.
7-Microscopia odontológica
O microscópio foi introduzido na odontologia, especificamente na área de endodontia em 1992, por gary carr, promovendo um grande avanço na especialidade. permite grande iluminação e melhor visualização, devido ao aumento de até 40x. auxilia na localização de canais calcificados, fraturas e istmos; interpretar a complexidade do sistema radicular, remoção de pinos e instrumentos fraturados. essa inovação tecnológica trouxe ao endodontista condições de ver os aspectos internos e profundos do sistema de canais que a olho nu não seria possível. o tratamento com o microscópio se beneficia com mais precisão, qualidade e sucesso.
Microscópio odontológico
Entrada dos canais observados com a magnificação.
8-Urgência
Urgência odontológica consiste em medidas rápidas de atendimento que tem por objetivo aliviar os sintomas dolorosos, traumáticos e infecciosos da cavidade bucal. estamos prontos para atendê-lo.
Muitas vezes, a procura do profissional postergada e a permanência da dor pode levar ao inchaço do rosto e região do dente acometido. não espere que isso aconteça. estamos dispostos a atendê-lo a qualquer momento, da melhor forma e solucionar a sua dor. a intervenção pelo profissional é de extrema importância para o alívio da dor. a demora pelo tratamento pode gerar situações complicadas e perigosas para a sua saúde.
Conheça o currículo da Dra. Daniela Rossatto CRORS 27076