A odontologia atual esta cada vez mais direcionada ao uso de sistemas computadorizados. Um bom exemplo disso, são os sistemas automatizados (CAD/CAM), que permitem a confecção em poucas horas de peças protéticas, tais como prótese fixa, metal-free, facetas e próteses sobre implantes, com máxima precisão e com baixa interferência humana.
O termo CAD/CAM designa o desenho de uma estrutura protética em um computador (Computer Aided Design), seguido de sua usinagem por maquina de fresagem (Computer Aided Manufacturing). Essa tecnologia é amplamente utilizada no setor industrial e vem proporcionando grandes transformações no setor odontológico.
O CAD/CAM é composto por três funções básicas: escanear dados por meio de sistema de leitura, desenhar a peça protética por meio de software (CAD); fresá-la com o sistema de fresagem da estrutura protética (CAM).
Sistema de leitura: O sistema de escaneamento pode ser intraoral ou fora da cavidade oral, utilizando um troquel de gesso obtido a partir de moldagem.
Software para desenho (CAD): Após ser efetuada a digitação do componente protético a imagem é transferida para um computador, o qual tem um programa especifico para desenhar de forma virtual a peça protética.
Sistema de fresagem (CAM): O sistema de fresagem consiste em remover material a partir de um bloco de cerâmica(porcelana), para se obter a forma desejada a partir do resultado final CAD.
Existem no mercado alguns sistemas CAD/CAM, tais como Cerec (Sirona), Lava (3M), Procera (Ivoclar), Everest (Kavo), Incise (Renishaw).